• Bruno Narciso

Periculosidade e Insalubridade




A periculosidade é o adicional de 30% sobre o salário-base devido ao empregado que exerce permanentemente atividade sob risco acentuado. Os riscos abrangidos pela legislação são os de inflamáveis, explosivos, energia elétrica ou radiação.


O profissional que trabalha sob o risco de roubo ou outro tipo de violência física tem direito a esse adicional. O bombeiro civil e o motoboy também têm direito ao adicional de periculosidade. Qualquer outro risco, por mais perigoso que seja, não dá direito ao adicional. Por exemplo, o risco de altura não está previsto em lei, não ensejando o direito.


O empregado, para percepção do adicional, deve estar permanentemente sob risco. Se, então, a exposição ao risco for eventual, de vez em quando, ou mesmo de forma intermitente, não haverá o direito. Por sua vez, o trabalho insalubre é aquele que expõe o trabalhador a agentes nocivos à sua saúde, como ruído, vibração, calor, frio, poeira, dentre outros.


Os agentes insalubres e os limites para exposição, para os empregados urbanos, estão

previstos na NR 15 do Ministério do Trabalho. O empregado, então, exposto a esses agentes em grau maior do que o permitido, terá um adicional de 40%, 20% ou de 10%, conforme o grau de insalubridade for, respectivamente, máximo, médio ou mínimo. Esse adicional não é calculado sobre o salário do empregado, e sim sobre o salário mínimo.


Por fim, o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) não tiram, por si só, o direito à periculosidade ou à insalubridade. Se o empregado, mesmo usando o equipamento, ainda estiver exposto ao risco e aos agentes insalubres, terá direito ao adicional.


#insalubridade #periculosidade #riscos #saúde #benefício #pagamentos #valores #equipamentos #profissõesperigosas #perigo #empregado #direitos #brunonarciso #advocacia #inflamáveis #explosivos #energiaelétrica #eletricidade #exposição #radiação #motoboy #vigilante #agentesnovicos #agentesinsalubres #ruído #vibração #calor #frio #poeira #NR15 #adicional #adicionaldepericulosidade #adicionaldeinsalubridade #EPI #advogadotrabalhista

0 visualização

FALE CONOSCO

Siga-nos nas Redes Sociais

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Ícone cinza LinkedIn
WhatsApp Web